fbpx

If you’d like to try an alternative to classic porcelain, then Tonda is the perfect complement to your home.

Newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Follow us

Search

Fábrica de Vasos de Cerâmica

vaso-granilite-para-suculenta

Como usar dados para encontrar produtos de alta demanda

 

Você já deve ter ouvido dizer que os dados irão mudar a forma como as empresas fazem negócios, certo? Pois é, neste post quero te mostrar como estes dados, disponibilizados gratuitamente online neste caso, podem te ajudar a escolher melhor os produtos para o seu negócio.

Imagine que você é dono de uma loja de presentes, e já trabalha com diversas categorias de produtos, como:

  • Aparelho de jantar;
  • Itens para mesa posta;
  • Bandejas;
  • Sousplat;
  • Talheres;
  • Organizers;
  • Copos e Canecas;
  • Dentre muitos outros.

De repente, alguns clientes começam a pedir por vasos para plantas. A tendência do “Urban Jungle” chegou de vez em sua cidade, e agora você irá abrir uma nova categoria de produtos.

Pesquisas Online por “Vasos x Tipo de Planta”

Uma boa maneira de iniciar a busca por um bom produto, é fazer uma análise exploratória na ferramenta do Google: O Planejador de Palavras-Chave. Esta ferramenta nos informa o número de pesquisa online para uma determinada palavra-chave.

Vamos analisar os tipos de plantas, associadas a vasos, que as pessoas mais buscam online.

Veja abaixo uma sugestão por onde podemos começar:

Buscas Online - Vasos para Plantas
Buscas Mensal Online (Média Mai/Jun/Jul 2021)

No gráfico acima você vê número de vezes, no período de um mês, que foram digitados os termos “vaso para orquidea”, “vaso para suculenta”, etc…

Em nossa análise, temos pouco mais de 18 mil buscas por mês para o termo “vaso para suculenta”, por volta de 12 mil pesquisas por “vaso para orquídea” e 2,9 mil buscas por “vaso para samambaia”. Veja a lista abaxo:

  • “vaso para suculenta” 18,1 mil buscas / mês
  • “vaso para orquídea” 12,1 mil buscas / mês
  • “vaso para samambaia” 2,9 mil buscas / mês
  • “vaso para pata de elefante” 880 buscas / mês
  • “vaso de violeta” 480 buscas / mês
  • “vaso de margarida” 480 buscas / mês
  • “vaso de kalanchoe” 210 buscas / mês
  • “vaso de copo de leite” 110 buscas / mês

Legal, temos três plantas que estão no topo dos interesses nas buscas online, suculentas, orquídeas e samambaias. O tipo de planta influencia no tamanho do vaso, tamanho da boca, estilo do mesmo, etc…

Se você já trabalha com plantas, talvez isso seja óbvio para você. Neste caso, é possível explorar outras plantas, pois dessa forma você poderá encontrar oportunidades que talvez ainda não esteja em seu radar.

Suculenta, Orquídea e Samambaia
Suculenta, Orquídea e Samambaia

Uma das coisas mais relevantes nestas análises, é ter a ordem de grandeza de buscas entre cada tipo de produto. Por exemplo, temos 50% mais pesquisas por suculentas em relação a orquídeas.

Isso nos ajuda a dividir nosso portfólio de produtos de forma proporcional à demanda (para novas categorias).

IMPORTANTE: Nunca olhe cegamente apenas para este dado. Estamos analisando a demanda deste produto de forma genérica, online e para o Brasil todo. Você precisa pensar também nos gostos do seu cliente, se faz sentido pra ele comprar esse tipo de produto, analisar o ticket médio de venda do produto, etc…

Pesquisas Online por “Vasos x Tipo de Decoração”

Você pesquisa por alguns fornecedores de vasos para suculenta, orquídea e samambaia, e descobre nossa fábrica, baixa nosso catálogo online e encontra esses lindos vasinhos abaixo:

Vasos de Suculenta
Vasos de Suculenta

Todos eles são vasos pra suculentas! São simples, minimalistas, e tem a ver com sua loja!

Mas qual deles escolher? Vamos analisar se existe alguma tendência de decoração, ou cor, que está mais em alta ultimamente. Então, fazemos novamente uma análise no pesquisador de palavras-chave sobre algumas decorações:

Buscas Online - Vasos por Decoração
Buscas Mensal Online (Média Mai/Jun/Jul 2021)
  • “vaso terracota” 1700 buscas / mês
  • “vaso rustico” 960 buscas / mês
  • “vaso granilite” 827 buscas / mês
  • “vaso moderno” 433 buscas / mês
  • “vaso português” 397 buscas / mês
  • “vaso classico” 110 buscas / mês

Apesar do número de buscas não ser tão alto, comparado com os “vasos por tipos de plantas”, ele nos mostra boas médias destes valores, principalmente considerando que estamos sendo específicos no nome do produto (vaso), e na sua decoração ou estilo (granilite, terracota, rústico, etc…).

Vale ressaltar que as pessoas não digitaram “vaso para suculenta granilite”, e sim “vaso granilite”. Será que esses “vaso granilite” seriam para suculentas? Não é possível saber, porém precisamos usar a intuição. Você tem visto a tendência granilite em vários outros produtos, sendo assim, uma coisa soma com a outra e podemos acreditar que será uma boa opção o vaso para suculenta granilite.

Vaso Granilite

Essas duas análises nos dão um bom indicativo de que modelos de vaso granilite, vaso terracota e vaso rústico para suculenta, são boas apostas de produtos.

Pesquisas no Google por Vasos x Característica Específica

Continuando sua seleção de produtos, você lembra que viu vasinhos para suculenta diferentes, uns com carinhas de bichinhos, outros geométricos, e aí, começa a pensar em algumas possibilidades:

vasinho-geometrico
Vasinhos Geométricos
Vasinhos de Rosto
Vasinhos de Rosto
Vasos Meninas
Vasos Meninas
Vasos Robert Plant
Vasos Robert Plant nas cores preto, offwhite e terracota
vasos-raposa
Vasos Raposa
vasos-coala
Vasinho Bicho Preguiça

Se você está gostando destes produtos e das análise deste post, e gostaria de obter esta a linha no atacado para revender em sua loja, cadastre-se no formulário abaixo para agendar uma conversa com nosso consultor de vendas.

Todos estes vasinhos são lindos, mas será que todos eles teriam boas vendas? O cliente irá gostar mais da raposa, da menina, do bicho preguiça, do rostinho ou do Robert Plant?

Pense o seguinte, um cliente compra um produto da sua loja por um conjunto de fatores:

  • Qualidade do produto;
  • Preço;
  • Ponto Comercial;
  • Atendimento;
  • Experiência de compra;
  • Dentre vários outros.

São vários os fatores para a compra de um produto!

“A análise de pesquisas de palavras-chave, apenas nos informa, que, pessoas espalhadas por todo o Brasil, possuem o desejo ou necessidade de adquirir este produto. Informa também a intensidade desse desejo, e o quanto ele é maior em relação a outros.”

Se uma pessoa deseja, ou precisa de um produto, certamente ela estará digitando isso no Google. Vamos analisar produto a produto, e entender qual possui mais, ou menos procura online:

Buscas Online - Vasos por Tipo
Busca Mensal Online (Média Mai/Jun/Jul 2021)

Temos as seguinte opções de produtos com suas respectivas buscas online:

  1. “vaso robert plant” 1600 buscas / mês
  2. “vaso geométrico” 1000 buscas / mês
  3. “vaso com carinha” 720 buscas / mês
  4. “vaso menina” 210 buscas / mês
  5. “vaso raposa” 170 buscas / mês
  6. “vaso bicho preguiça” 170 buscas / mês

Aqui precisamos ter um certo cuidado para garantir que os termos acima estejam de fato referenciando aos produtos da imagem.

Sempre que você tiver dúvidas sobre um termo, vá no Google, e digite o termo na barra de pesquisa. Se os produtos que aparecerem na aba “Imagens” forem semelhantes ao que você procura, então você pode analisar a quantidade de buscas daquele produto. Do contrário, tente outros termos até possivelmente achar a forma como as pessoas digitam o produto que está analisando.

No gráfico acima, temos mais 3 indicações de bons produtos dentre as possibilidades que temos, “vaso robert plant“, “vaso geométrico” e  “vaso com carinha“. Talvez valha a pena testar estes produtos em seu negócio.

Um ponto interessante, é que, sempre que você ver um produto, e por alguma razão acreditar que ele seja uma tendência, poderá verificar se as pessoas estão procurando por ele no Google. Caso isso esteja acontecendo, e for um volume de pesquisas considerável em relação ao que você já trabalha, existe aí uma possível oportunidade para seu negócio.

Vasos de Orquídea por Tipo de Material e Características

Vamos agora para os vasos de orquídea. Vamos tentar ter insights sobre outras características deste produto. Veja a tabela abaixo:

Tabela - Vaso para Orquídea Características

Veja os gráficos abaixo:

Vaso de Orquídea por Tipo de Material
Buscas Mensal Online (Média Ago 2020 – Jul 2021)

As pessoas pesquisam mais por “vasos de barro para orquídeas” e “vasos de madeira para orquídeas”. Isso pode ter haver com o preço desses produtos, a praticidade para o cuidado com as orquídeas, etc…

Não necessariamente você precisa comprar produtos que possuem mais buscas na internet. O importante, como já dito, é pensar no que seu cliente compraria, mas validar com análise de palavra-chave.

Veja agora as características neste gráfico de barras:

Características das Orquídeas
Buscas Mensal Online (Média Ago 2020 – Jul 2021)

Aqui entendemos que “vaso de orquídea artificial” tem mais buscas do que “vaso de orquídea natural”. Se você tinha dúvidas se deveria ter orquídeas naturais ou artificiais em sua loja, já sabe que as artificiais são uma opção, e você terá maior facilidade no gerenciamento de estoque do mesmo.

Todos os vasos mostrados neste post fazem para da nossa Coleção Garden. Se você se interessou por algum deles para compras no atacado, você pode baixá-lo clicando neste link.

Veja abaixo lindos vasos pra arranjo de orquídeas:

Vaso em cerâmica para orquídea – terracota
Vaso para Orquídea Tons Amadeirados
Vaso para Orquídea Tons Amadeirados
Vasos com Pratinho para Orquídeas
Vasos com Pratinho para Orquídeas
Dupla de Vasos para Orquídeas
Dupla de Vasos para Orquídeas
Vaso para Potinhos de Orquídea
Vaso para Potinhos de Orquídea

Conclusão

Dentro das análises feitas, tivemos algumas conclusões:

  • As pessoas desejam com mais intensidade vasos para suculentas, orquídeas e samambaias;
  • Algumas decorações/cores que estão em alta são a terracota, granilite e itens rústicos;
  • Vimos também que vasinhos de bichinhos, como Robert Plant, geométrico e vaso com carinha se destacam nas buscas;
  • Vasos de barro, madeira e fibra de côco são os mais procurados, em termos de materiais;
  • Orquídea artificial possui mais demanda que orquídea natural.

Espero que as análises de produtos com base em dados, tenha te ajudado na escolha de vasos para plantas no atacado. Se você gostou desse post, ou se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário! Será um prazer responder sua dúvida. 🙂

Leave
a comment

You don't have permission to register