10 EXEMPLOS DE SALAS DECORADAS
Está procurando ideias de salas decoradas? Selecionamos aqui algumas bastante originais para você se inspirar na hora de construir, reformar ou decorar. Não podemos esquecer que este espaço é onde recebemos amigos e familiares e por isso, a ambientação requer harmonia entre os móveis e espaço para que seja o cartão de visita da residência. Antes de tudo é preciso estudar o ambiente, saber as metragens e ter a consciência do que cabe nele, buscando a melhor forma de aproveitamento do espaço.
As salas são ambientes para os mais variados gostos e estilos, do simples ao moderno, que agrega variados tipos de acabamento como tijolinhos aparentes, cimento queimado, ladrilhos hidráulicos…Cada imagem, sem dúvida, vai ajudá-lo na compreensão e concepção de sua sala, seja ela pequena, media, grande, quadrada ou estreita. Cores, móveis, gesso e objetos decorativos fazem toda a diferença. Quer saber mais sobre estas maravilhosas salas decoradas? Vem com a gente!
01 – SALA DE TV COM PAREDE DE TIJOLO A VISTA:
O contraste entre elementos, realça a parede de tijolos quando submetida à iluminação vinda dos spots do teto. A cor clara das paredes determina que piso, parede e teto, sejam autônomos e desempenhem papeis distintos dentro de um mesmo espaço. Repare que o ambiente da sala é pequeno e foi ressaltado com a cor clara, na função de expandi-la.
02 – SALA DE TV COM CIMENTO QUEIMADO
O cimento queimado da imagem acima, portou-se como o grande protagonista da decoração. Sendo ele o ponto de partida para o décor, todas as cores subsequentes deveriam se harmonizar com o mesmo. A decoração sóbria, urbana, – e até um pouco masculina – ganhou notas de humor quando associada com a marcenaria e os livros coloridos. Apesar de séria, trata-se de uma sala convidativa, com iluminação e conjunto de cores impecáveis.
03 – SALAS DE ESTAR DECORADAS COM PAPEL DE PAREDE
Os papéis de parede estão super em alta! Eles vêm roubando espaço dos ambientes convencionais, que já foram tão comuns. Isso também vale para a sala de estar que, seja ela um pequeno espaço ou até mesmo um cômodo maior, combina com o material que é perfeito para quem quer inovar sem ter trabalho. A primeira dica se você pensa em adquirir papel de parede é pensar na combinação deste e do sofá. Cor, modelo e tamanho definidos, ficará mais fácil de escolher o modelo de papel de parede, o acabamento e o local de aplicação do mesmo. O restante da decoração fica por conta da sua imaginação e da sacada em atribuir as cores presentes na parede, em objetos como almofadas, vasinhos, porta retratos….
04 – SALAS DE TV NEUTRAS
Na dúvida quanto às cores da sua sala, opte pela base neutra e trabalhe uma decoração sequencial à ela. Aqui, o revestimento off White texturizado, valorizou completamente o ambiente da sala e foi valorizado pela iluminação vinda do gesso do teto. Através da sanca de gesso, quatro spots foram embutidos para causar esse efeito sobre a parede. Inúmeros são os revestimentos disponíveis no mercado para salas de tv, salas de estar, dormitórios e jantar, pois todos tratam-se de áreas secas, adeptas aos mais variados tipos. Reparem que a escala de cores é um degradê que dificilmente, te fará errar na decoração. O “tom sobre tom” sempre será um clássico! A marcenaria nude atrás da tv, realçou a delicadeza do ambiente e o fato de ser brilhante, a ampliou. Aposte em reflexos!
05 – SALAS DE ESTAR COM ESPELHO
Já falei várias vezes sobre a funcionalidade dos espelhos na decoração. Um dos lugares mais propícios para o mesmo, é a sala. Sua principal função é ampliar espaços e em segundo plano, atrair sofisticação aos ambientes em que é inserido. Posicioná-lo atrás do sofá, por exemplo, resultará em uma sala límpida, com fluidez e ampla. Repare que os espelhos ficam camuflados na decoração clara, de forma que não carregam o ambiente e ainda neutralizam outros elementos mais escuros, como o tapete. Em contrapartida, funcionam muito bem com vasinhos de plantas naturais e elementos amadeirados como os da imagem acima. Muito chic!
06 – SALAS DE TV COM PAINEL DIVIDIDOR DE AMBIENTES
Muito além do que se espera deles, os painéis divisores apresentam inúmeras funções. Espaço pequenos requerem marcenaria planejada, com divisões inteligentes, visual elaborado e variedade em função. Pois bem, além de todas as funções de uma divisória planejada, o painel da imagem abaixo ainda suporta uma televisão encaixada em um dos nichos e ressaltada pelas cores da marcenaria. E o melhor é que além de tudo, delimita sem segregar a cozinha da sala de estar. Interessante, né? Também segue a linha do urbano, com tons sóbrios e estrutura metálica, em tons de cinza e apaixonadamente em harmonia com a parede revestida de madeira ao lado. Muito amor!
07 – SALAS DECORADAS COM PLANTAS
Sou suspeita, porque amo plantas naturais dentro de casa. No post sobre jardins de inverno, falei bastante sobre elas e o que elas representam para nós seres humanos. Além do charme característico, as plantas tem o poder de renovar as energias internas e filtrá-las. Vasos grandes em cantos, vasos pequenos dispostos em mesas de centro, vasos médios em mesas laterais…tudo vale a pena quando você é um apaixonado como eu. Valorizam o ambiente por si só, independente do estilo de decoração que você propor, ainda mais quando são submetidas à luzes pontuadas sobre ou sob as mesmas.
08 – SALAS DECORADAS COM QUADROS
Os quadros são acessórios decorativos que embelezam o ambiente, deixando-o confortável visualmente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, todos conferem estilo e marcam a identidade do local pela personalidade do morador. São possíveis várias formas de distribuição, de forma a valorizar a obra de arte e também, o local que estarão.
Em salas de jantar, geralmente indicamos representações de natureza morta como frutas e jarros. No caso de salas mais modernas e integradas à cozinhas, pode-se optar por quadros abstratos ou até mesmo esculturas, como é o caso da imagem acima. Cores estimulantes para ambientes estimulantes!
09 – SALAS PEQUENAS DECORADAS
Saber explorar a funcionalidade dos espaços, é uma premissa básica para os ambientes enxutos como as salas de apartamentos. Mas medida reduzida não é justificativa para não ter aquela sala dos sonhos! Veja que aqui, o autor do projeto também se utilizou de uma paleta de cores neutras (como solução na amplitude espacial), seguida de um trecho de tijolinhos aparentes para contraste. O tom terroso combina muito bem com o patchwork da poltrona e a marcenaria planejada permitiu dois usos ao espaço: sala de tv e home office. Aqui também temos um ótimo exemplo de plantas na decoração.
10 – ILUMINAÇÃO PARA SALAS DECORADAS
E por ultimo, porém, não menos importante, o poder de uma boa iluminação na sala de estar. Um bom projeto luminotécnico tem por excelência valorizar não somente o ambiente como um todo, mas também, cada objeto que ali se encontra. Cada tonalidade de lâmpada resulta num efeito diferente, bem como saber “o que se deve iluminar” e “como se deve iluminar” se torna imprescindível. A iluminação ressalta texturas, evidencia cores e agrega valor ao seu espaço quando é precisa. Caso contrário, pode tornar seu ambiente cansativo e desvalorizar acabamentos.
Espero que tenham se inspirado e gostado deste post sobre salas decoradas que fiz com tanto carinho para vocês!
Cláudia Baccarin Costa é parceira e colaboradora na produção de conteúdo do Blog da Cerâmica Burguina! Para conhecer mais sobre seu trabalho, CLIQUE AQUI.
Siga sua fan Page no FACEBOOK.
Que tal decorar a sua casa com produtos em cerâmica? Clique no banner abaixo e conheça!