Porto Ferreira, a Capital da Cerâmica Artística
Olá pessoal, vocês já devem ter ouvido falar sobre as cerâmicas em Porto Ferreira e os produtos decorativos que temos. Pois é, apesar da cidade ser pequena com pouco mais que 50 mil habitantes (IBGE 2010), ela é considerada o principal polo de cerâmica artística no Brasil. Há alguns anos atrás seu título era “Capital da Cerâmica Artística”. Hoje devido ao grande número de produtos e diferentes tipos de materiais que aqui são fabricados, ela também vem sendo chamada de a “Capital da Decoração”.
Como Porto Ferreira se tornou referência em Cerâmica Artística?
Uma dúvida comum que pode aparecer, é sobre como ocorreu o surgimento deste polo cerâmico especificamente na cidade de Porto Ferreira.
Tudo se iniciou lá atrás em 1921 quando alguns imigrantes italianos montaram a “Fábrica de Louças Porto Ferreira S/A”. Sua fundação foi possível graças às capacidades técnicas produtivas que os sócios tinham na fabricação cerâmica trazidas da Europa e também ao fato de existirem fontes de matéria prima próximas na região. De acordo com documentos, esta primeira empresa teve incentivos fiscais dados pelo município, o que também colaborou bastante para o seu desenvolvimento. Á partir deste início, e com o surgimento de novas fábricas cerâmicas, ex-funcionários ao perceberem o potencial do negócio pela alta demanda do produto e também a pouca oferta no mercado, começaram a sair destas empresas e iniciar seu próprio negócio. Vale a observação de que as primeiras empresas que foram fundadas não fabricavam cerâmica artística, mas sim cerâmicas de mesa.
Apesar do início ter sido na década de 20, foi só na década de 80 que as cerâmicas em Porto Ferreira viraram “febre”. Em 1986 a cidade contava com 108 fábricas de cerâmica artística cadastradas na prefeitura. Há relatos de que a quantidade total destas empresas adicionando as informais chegava em mais de 250.
Um dos primeiros registros identificando Porto Ferreira como a “Capital da Cerâmica Artística” se deu na revista Portorama de 1986.
Este período de “fartura” para os fabricantes não durou muito. Entre 1990 e 1992, devido às medidas tomadas durante o governo Collor muitas empresas quebraram. Nosso mercado foi invadido principalmente por produtos asiáticos com preços extremamente baixos.
Como as Fábricas das Cerâmicas em Porto Ferreira estão atualmente?
Hoje as fábricas que suportaram a crise da entrada destes produtos asiáticos, de forma geral conseguiram seu espaço. O caminho para isto foi a inovação com produtos diferenciados e design de qualidade mais elevada em relação ao que existia no passado.
É nesse contexto que nós da Cerâmica Artística Burguina estamos inseridos. Nós viemos do “Boom” da década de 80, tendo como data de fundação 1986. Hoje estamos entre os maiores fabricantes daqui e lançamos coleções a cada 6 meses. Esporadicamente, ao identificarmos oportunidades, lançamos linhas fora de época também.
Por que o título de “Capital da Cerâmica Artística” vem mudando para “Capital da Decoração”?
No início do surgimento da indústria de cerâmica artística no Brasil, os produtos que eram fabricados não tinham um design tão sofisticado. Dava-se preferência a produtos mais simples, com formatos comuns e fáceis de serem produzidos. Um exemplo é a esfera decorativa, que apesar de existir até hoje, sua produção é mais simples.
As fábricas de cerâmicas em Porto Ferreira, com o intuito de manter a competitividade, já há algum tempo vêm fabricando produtos com modelos diferenciados, cores modernas, formatos irregulares e tem ocorrido também a mistura de materiais em um único produto. Surgiram fábricas de móveis de madeira, de produtos decorativos em ferro e a mescla destes materiais com a cerâmica. Separamos algumas imagens para você ter ideia e entender melhor um pouco dessa diversidade.
Par de vasos com a junção de uma estrutura de madeira. Produto super elegante! Faz parte de uma coleção antiga que tínhamos.
Estatuetas cerâmicas também são um exemplo de produtos inovadores. Apesar de a fabricação ser um pouco mais delicada, o design do produto fica muito elegante!
Cerâmicas com a cor vermelho brilhante e espelhos ao seu redor. Outra linha muito inovadora e sofisticada da nossa empresa!
Também são usados colares e pingentes para deixar os produtos ainda mais charmosos. Esta peça faz parte da nossa linha “Acqua” e você pode encontrar aqui.
Enfeites decorativos de ferro com fibra sintética também mostram a diversidade de produtos em Porto Ferreira.
Onde os lojistas que viajam até Porto Ferreira podem adquirir produtos cerâmicos?
É possível encontrar produtos cerâmicos de duas formas; ou nas lojas que estão localizadas em frente a rodovia Anhanguera, ou no próprio showroom das fábricas . No nosso caso, você pode visitar nossa fábrica e fazer a compra no atacado diretamente aqui conosco. Veja o endereço aqui. Caso não tenha disponibilidade para vir até aqui, você pode entrar em contato conosco que informaremos se um vendedor irá lhe visitar ou a compra será feita diretamente pelo nosso site. Nossa linha é composta de vasos, abajures, estatuetas cerâmicas, cofres em cerâmica, enfeites decorativos de diversos formatos, produtos decorativos em ferro, etc. Abaixo vemos uma foto do nosso showroom! 🙂
Se você gostou desta publicação, compartilhe-a nas redes sociais!
Se quiser encontrar produtos em cerâmica artística, clique aqui.
Caso tenha interesse em REVENDER nossos produtos, clique no banner abaixo e solicite nossa tabela de preços e condições comerciais.
(Fonte das Informações Históricas: Trabalho de Mestrado de Tiago Alves Teixeira – Unesp Rio Claro)