7 Dicas para Decoração de Quartos de Casal
Depois de um loooongo e exaustivo dia de trabalho, stress e trânsito, o que mais almejamos é chegar em casa e descansar. A busca pelo refúgio e o conforto no dia a dia corrido fez com que o dormitório ocupasse um espaço cativante dentro da moradia.
Pessoalmente dizendo, o dormitório é o terceiro cômodo mais importante da casa, perdendo o posto apenas para a cozinha e para a sala de estar, a qual ainda se apresenta como cartão de visitas.
Inúmeros fatores determinam as transformações dos ambientes como prioritários ou não. O século do “pra ontem” e o crescimento populacional desenfreado, culminou na proliferação de edifícios, que ocupariam áreas menores dentro da cidade e que permitiriam “casas empilhadas”. Junto disso tudo, vieram as metragens pequenas, no intuito de se aproveitar o máximo de terreno e crescer o máximo de andares. Pronto! O dormitório do apartamento “emagreceu” e agora a questão é se cabe ou não, como e o que.
Supondo também, que seu caso seja de um dormitório residencial, um pouco mais espaçoso, listaremos aqui 7 dicas para decoração de quarto de casal que farão toda a diferença no ambiente mais aconchegante da sua casa! Vamos lá?
DICA 01 – LAYOUT
Assim como citei acima, no caso dos apartamentos que apresentam metragens reduzidas, a primeira dúvida é em como mobiliar adequadamente esse ambiente, de forma funcional e confortável. E isso também vale para quartos residenciais, por vezes com metragens generosas, por vezes com metragens razoáveis.
O layout, ou mais precisamente, a organização dos móveis, requer certo cuidado. E não me venha com a desculpa de que falta espaço! Será que é falta de espaço ou organização desse espaço? Por isso, comece sua organização posicionando sua cama. Toda a decoração restante será em função dela.
Fique atento também nas medidas. Planeje seus móveis e meça os espaços para que tudo se encaixe como um quebra-cabeças. Móveis planejados são grandes aliados! Utilize também seu corpo como referencia e posicione-se nos locais que deseja utilizar como circulação. Isso permitirá que você obtenha espaços que funcionem para você.
É preciso planejamento. Arrisque-se, desenhe, faça rabiscos. Desenvolva pequenos croquis que facilitarão e muito na hora de compor seu dormitório. Tenha sempre as medidas em mãos e perceba ao vivo a real dimensão de cada uma. O mal planejamento, principalmente quando falamos de espaços menores, pode acarretar a disposição poluída dos mesmos e ao invés de confortar, tornam-se ambientes carregados e dificilmente utilizados com o objetivo de descanso.
Meça! Observe e tenha domínio dos seus espaços. Na dúvida, procure um profissional especializado na área de arquitetura e interiores.
DICA 02 – CAMA, CABECEIRA E TRAVESSEIROS
Depois de aprender um pouquinho sobre como iniciar o layout de seu dormitório, a próxima dica de decoração para quartos de casal é definir o tamanho de sua cama. Como disse anteriormente, é imprescindível dominar os espaços que deseja atuar.
Temos basicamente, três tamanhos de camas de casal. A escolha por um modelo ou outro interfere completamente na disposição de seu dormitório, uma vez que uma, sendo maior ou menor que a outra deve ocupar mais ou menos espaço.
Então, para não errar na hora de comprar a cama e o enxoval do quarto, tenha um layout definido em mãos. Mesmo que não pretenda adquirir todos os móveis de uma única vez, conseguirá fazer seu planejamento quando for o momento de comprar. Para escolher a cama ideal, pesquise e siga essas dicas que daremos:
1 .Defina no layout a parede que sua cama ficará encostada. A parede da janela deve ser evitada, mas se essa for a única disposição possível, considere que o acesso até ela ficará restrito. Centralizar a cama na parede escolhida, permite as circulações laterais e frontais que devem ter dimensões mínimas padrões de 70 cm. Em casos extremos, reduzimos para 60 cm. Cole fita adesiva no chão delimitando o espaço de circulação e os centros das paredes. Isso ajuda na hora de ter uma real noção das medidas.
2. Cama Box ou com Cabeceira? A cama box, popularizou-se por ser confortável e prática. Te dá opções de acrescentar ou não cabeceiras charmosas, almofadadas e estampadas, que atribuem charme e conforto ao dormitório. Além disso, nos deixam à vontade na hora de decorar a parede para delimitá-la.
Quando combinadas com os travesseiros, compõem cenários muito atrativos para “se jogar” e descansar! Já as camas prontas, com cabeceiras, são mais em conta e mais tradicionais. O estilo é mais pessoal, podendo variar em material e cores. Restringe um pouco a decoração da parede a qual se encosta.
Para os amantes de livros que literalmente tem sempre algum (ou vários!) na cabeceira…
Mais uma opção para os que amam cores, são as cabeceiras estofadas e revestidas com tecidos estampados e alegres. O perfil jovial atrai pela sua descontração e garante noites de sono muito felizes. Muito utilizadas também, são as cabeceiras com cores sóbrias, que garantem elegância e discrição no dormitório. Acompanhem!
Podem ser confeccionadas a partir de MDF ou Isopor revestidos. O aspecto almofadado pode ser conseguido através de espuma, dessas de almofadas ou lã. Use sua imaginação e mescle estampas e cores.
Uma outra opção funcional e acessível, é o adesivo, que permite ser confeccionado com a estampa e tamanho que desejar. Fácil aplicação e o efeito é sensacional!
Paralela à versatilidade da cama box, as camas com cabeceiras prontas, propõem um estilo mais tradicional, por muitas vezes puxado para o rústico, que requer decorações atemporais e convencionais. Como a cabeceira já é imponente por si só, aconselha-se que a parede que a receber, seja menos decorada possível. Utiliza-se muito, para este fim, quadros, papeis de parede com nuances neutras ou somente um projeto de iluminação. Vejam:
DICA 03 – CORES
As cores que nos circundam pela casa tem influência no nosso humor e bem estar. Na decoração e arquitetura, assumem papel crucial. É muito bacana quando vemos imagens de “antes e depois” e o ambiente se transforma completamente, não é mesmo? Pois bem, parte dessa transformação, senão a principal, foi por consequência das cores aplicadas.
Layout definido, posicionamento dos móveis esquematizado, é necessário saber agora, o que de fato se espera do ambiente. Pode parecer que não, mas cada tonalidade nos provoca sensações diferentes; por vezes instigantes, por vezes calmantes….Ou vai me dizer que quando decide almoçar no Mc Donald´s come só um pouquinho? Ou, estando dentro do Mc Donald´s consegue passar horas conversando? Não, né? Então…a franquia Mc Donald´s se apresenta nas duas cores mais vibrantes que existem: o vermelho que te instiga a comer muito e o amarelo que te desperta, te energiza. Curiosidades a parte, este foi só um exemplo pra te fazer entender sobre o poder das cores para nossos sentimentos.
Voltando-nos para os dormitórios, ainda que existam exceções, as cores predominantes são as neutras. Muito nos utilizamos de cores pontuadas harmoniosamente dentro do quarto, de forma que as mesmas não interfiram no objetivo como um todo: o de oferecer descanso. Cores frias, associadas à tons de amadeirados garantem o aconchego esperado. Acompanhem:
DICA 04 – PONTOS ELÉTRICOS
Durante a reforma ou a construção de seu dormitório, é imprescindível definir os pontos elétricos previamente aos acabamentos. Eles farão toda a diferença no projeto de iluminação (que será explicado no item 05, não deixem de ler!).
Identifique, primeiramente, os tipos de tomada e os equipamentos a serem utilizados no seu dormitório. O posicionamento dos mesmos, será definido juntamente com os pontos elétricos. Caso você não seja nenhum expert no assunto, contrate um profissional especializado.
De acordo com a NBR 5410, orienta-se que a cada oito metros quadrados (8m²) de ambiente, deve ser instalado pelo menos uma tomada. Sendo assim, deve existir um interruptor na entrada do dormitório, e para o conforto do casal, aconselho também a posicionar mais dois, um de cada lado da cama, acompanhados de tomadas, para abajures e demais eletrodomésticos.
Os pontos a serem definidos interferirão no desempenho de sancas, iluminações embutidas e indiretas e até se for o caso, na automação do dormitório. Para este fim, engenheiros elétricos são os mais indicados para o serviço.
Em casos de reforma, é muito comum utilizarmos instalações aparentes, pois não demandam os rasgos nas paredes, sujeira, gastos excessivos e de quebra, ainda criam um cenário mais urbano e industrial.
DICA 05 – ILUMINAÇÃO
A iluminação é um dos principais fatores responsáveis pelo conforto em um quarto. Ela facilita a escolha das roupas, permite uma boa leitura, cria um cenário de descanso e até mesmo de estímulo.
Sempre na moda e com diversos modelos, os abajures são itens que valorizam os ambientes de descanso e proporcionam conforto e estilo aos usuários.
Outro item de iluminação, muito funcional e charmoso é o pendente. Um elemento vertical que chama muita atenção pela diversidade de tamanhos, estilos, preços e principalmente pela sua principal função: demarcar superfícies, sejam elas criados mudos ou recamiers.
Dentre os tipos de iluminação mais utilizadas no ramo da decoração, estão as embutidas. O chamado WallWash não é indicado para leituras, estudos. Para estes efeitos das imagens, são utilizadas lâmpadas dos tipos dicróicas, com angulações distintas.
E por último, as arandelas, que iluminam indiretamente e agregam charme.
DICA 06 – ESPELHOS
Além de serem utilizados como decoração, os espelhos podem se apresentar como grandes aliados quando o assunto é pouco espaço. O reflexo proporciona a continuidade das linhas do dormitório, potencializa a iluminação e transpassa requinte, principalmente quando aplicados em móveis. Confira:
DICA 07 – TAPETES
E por último, um item indispensável e fundamental para o conforto e aconchego do dormitório: o tapete.
Os tapetes têm o poder de deixar qualquer cômodo mais aconchegante e acolhedor, porém, não servem apenas para embelezar o espaço, pois além de finalizarem a decoração, também melhoram a acústica e a sensação térmica do quarto.
Outra característica que podem proporcionar, é a possibilidade de se esconder irregularidades ou defeitos de piso, tornando-os praticamente imperceptíveis. A principio de tudo, posicione-o:
Fonte: Decor Alternativa
Por fim, tapetes na decoração para quartos de casal servem para complementar e finalizar a decoração do cômodo, por isso, é importante que você deixe para comprar o tapete só no final (depois de ter comprado e distribuído todos os móveis do quarto), junto com os últimos itens e objetos de decoração.
Deste modo, com o ambiente mais completo e já tomando forma, ficará mais fácil para visualizar e saber com mais precisão sobre tamanhos, cores e formatos. Voltando às dicas das cores, vale salientar que ambientes menores buscam por cores claras, que ampliam os mesmos. Se o intuito for diminuir o cômodo generoso, abuse das cores, sobretudo das mais escuras e combine-as com o resto da decoração! Lembre-se: tudo é questão de planejamento. Meça, tenha domínio de seu ambiente e comece com esboços.
Espero que tenham gostado! Que essas dicas possam servir-lhes de inspirações para desfrutarem a dois do conforto e do bem estar de um quarto bem planejado.
Até a próxima, pessoal!
Cláudia Baccarin Costa é parceira e colaboradora na produção de conteúdo do Blog da Cerâmica Burguina! Para conhecer mais sobre seu trabalho, CLIQUE AQUI.
Decore sua casa com produtos em cerâmica. Clique no banner abaixo e conheça!
Muito obrigada pelas dicas, foram muito úteis.