Quadros Decorativos: 10 Sugestões de Combinações
Se os móveis fossem considerados peças de roupa que montam o look da sua casa, o que seriam os acessórios, como joias, bolsas e sapatos? Esta analogia é necessária para entender a importância de pequenos, mas importantes, itens na decoração, como vasos, luminárias e quadros decorativos, nosso tema da semana.
Primeiro vamos entender essa relação tão íntima e longa de nós, seres humanos, com quadros e gravuras.
Os primeiros tipos de arte do gênero aconteceram há mais de quarenta mil anos, em um registro pré-histórico, e aparecem nas mais diversas culturas, mesmo uma sem se comunicar com a outra. Isso significa que desenhar e retratar é algo íntimo e natural da nossa espécie.
Num primeiro momento essas imagens serviram como meios de superstição, por exemplo, desenhando animais os homens das cavernas achavam que capturavam sua alma e assim conseguiriam caçá-los com mais facilidade.
Depois as pinturas começaram a fazer parte de eventos sociais e religiosos, transformando-se em uma espécie de fotografia daquele tempo e de pessoas importantes que ali estavam, então é comum encontrar quadros com reis, rainhas e outras figuras da nobreza.
Hoje em dia muita coisa mudou, pois podemos ter nos nossos ambientes tanto obras originais quanto réplicas ou impressões de grandes artistas. Aliás, nós podemos virar artistas ao decorar com nossas fotos e desenhos, concorda?
Quadros decorativos para sala
Antes de falarmos sobre quadros decorativos para sala, já demos algumas dicas aqui de como deixar sua sala mais estilosa. O foco foi na Decoração de Sala Pequena. 8 dicas super bacanas, vale a pena conferi! 🙂
Desde 2014 uma tendência voltou com força na Europa, Estados Unidos e Brasil: a gallery wall.
Esse tipo de disposição dos quadros decorativos nada mais é do que um quebra cabeça de molduras com acabamentos distintos e telas dos mais variados tamanhos, intercaladas por espelhos e molduras vazias, para criar a impressão que em alguma parede da sua casa você tem uma pequena coleção de arte, como em galerias.
Ela pode ser feita tanto com os quadros pendurados um a um…
… quanto em barras ou molduras que sustentam várias opções, o que é ótimo quando sua vontade de trocar de peça é grande:
Só que existem dois problemas comuns na hora de se pregar um quadro:
1 – Qual parede escolher?
Ela precisa receber luminosidade, no mínimo, intermediária, para dar leitura das peças. E também não pode ser escolhida sem alguém que conheça a planta da casa, pois existe a possibilidade de danificar tubulações escondidas e você não vai querer que um passo da decoração acabe com a parte estrutural da casa, não é mesmo?
2 – Como dispor as imagens e molduras, no caso de uma gallery wall?
Imaginamos uma coisa na nossa cabeça, mas depois de pregarmos todos os preguinhos e colocarmos os quadros, podemos achar inúmeros defeitos de composição. Para não errar, o ideal é fazer a seleção de todas as peças no chão (exatamente como elas ficariam na parede), depois cortar papel pardo, ou mesmo o bom jornal velho, no tamanho de cada um dos quadros e posicionar com fita adesiva na parede em questão. Dessa forma você vai fazer os furos de forma precisa, sem erros ou arrependimentos. Mais uma observação necessária – se você for usar o jornal para fazer a marcação, só tome cuidado para que ele não solte tinta na sua parede. É melhor investir alguns trocados no papel pardo e não correr esse risco, ok?
Lembrete: além de pregos e parafusos, os quadros podem ser fixados com ganchos colantes, mas fique atenta à qualidade da marca escolhida e o peso que cada um dos ganchos suporta, para não tomar um susto no meio do dia ou noite com uma imagem despencando da parede, ok?
Se mesmo assim você ainda está na dúvida de como montar uma Gallery Wall para a parede da sala, que tal dar uma “colada” nesses modelos prontos? Nada mais justo do que ter um referencial nessa hora.
Quadros Decorativos para quarto
A Gallery Wall também pode aparecer em uma parede do seu quarto, mas a forma mais comum de quadros decorativos nesse ambiente que pede relaxamento é uma imagem grande sobre a cama.
Na verdade isso é muito mais uma questão de gosto, então deixe seus sentidos falarem mais alto nessa hora, pois você precisa que a decoração mostre o seu estilo, mas também te deixe confortável num cômodo em que você vai passar horas descansando diariamente.
Mas o quarto também é incrível para acomodar ilustrações ou mesmo adesivos com frases que te representa, pois ao acordar todos os dias você terá uma mensagem que vai te dar uma energia extra e especial:
Quadros Decorativos para cozinha
Já na área para cozinhar e até servir o almoço e jantar, que tal dar um passo extra na originalidade e ousar com um quadro feito com plantas? A mais fácil de produzir e cuidar é a do tipo suculenta, pois não precisa de muita água ou espaço.
Mas como fazer?
Pegue uma moldura vazia e pregue uma lâmina de madeira atrás. Na sequência, fixe uma grade com pequenos furos e faça o acabamento que achar mais interessante, como pintura. Despeje terra com adubo vegetal sobre a grade e faça pressão para que ela fique compactada. Pegue um palito de churrasco e faça pequenos furos para encaixar a base das suculentas. Complete toda a extensão com essas plantas delicadas, mas varie em tamanho e cor, para dar um efeito inusitado e lindo – a regra aqui é não combinar! Vire com cuidado, para que a terra compactada não caia, e regue bem pouco, no máximo, uma vez por semana.
Outra possibilidade interessante de quadros decorativos para uma cozinha moderna é usar um quadro negro como decoração charmosa e funcional, pois você pode anotar receitas, lista de compras e outras fofuras. Conheço muitas pessoas que usam esse tipo de quadro para deixar a visita escrever recados sazonais, que serão trocados assim que um novo amigo aparecer na casa. Aqui no Blog já abordamos o tema sobre decoração de cozinhas modernas. Vale a pena conferir.
Com paspatur ou sem?
Primeiro é importante explicar o que é esse tal de paspatur (do francês passe-partout): ele é aquele friso de único tom e que pode ser encontrado em MDF ou papel cartão. Sua finalidade é fazer a transição visual entre a moldura e a ilustração, mas também com espessura maior que a obra, para que essa não grude num possível vidro que cubra a imagem e a estrague.
O pH é neutro, para ajudar a obra a ficar seca e sem fungos.
O paspatur mais clássico fica entre o preto, bege ou branco, mas os mais modernos gostam de brincar com contrastes, como paspatur amarelo e imagem em preto e branco.
Ele não é obrigatório, mas realça o quadro.
A mais moderna ilustração é antiga
Agora chega a hora de achar o recheio para sua linda moldura. Mas e aí, onde encontrar? Se você gosta de ficar por dentro das mais quentes tendências de decoração eu te digo para ficar de olho nas ilustrações de livros vintage de botânica.
Essas imagens eram feitas em aquarela e grafite, com descrição técnica de cada uma das espécies, mas hoje em dia são bem difíceis de encontrar (isso se você procura pelas originais).
Se você não quiser se arriscar no mundo artístico ao fazer com as próprias mãos o desenho e pintura, que tal se deliciar com uma biblioteca dessas imagens? Tudo de graça na internet!
Essa galeria conta com mais de cem mil imagens e extrapola o reino vegetal, pois você pode encontrar belos pássaros, insetos e outros animais.
A qualidade das imagens é incrível, então você consegue imprimir em formatos razoáveis para emoldurar. Sem dúvida um ótimo negócio!
Dica de ouro
Agora se você quer pegar uma imagem aleatória no Google para imprimir e colocar na sua casa – nada de uso comercial aqui, ok? – você pode conseguir algumas com qualidade incrível apenas seguindo esses passos:
– Entre na página principal do Google e digite o tema da imagem que você quer escolher. Por exemplo, flores! Quando aparecer a busca, clique no menu superior da página em imagens. Nessa mesma barra, após clicar, você clica uma segunda vez em Ferramentas de Pesquisa. Dentro dessa opção vai aparecer Tamanho. Clique em Grande. Essas imagens são as melhores para salvar e imprimir, pois vão manter a qualidade! Uma dica simples, mas que vale ouro!
Para quem quer criar arte
Se você tem um artista dentro de você e quer colocar suas habilidades para fora, tentando decorar sua casa da forma mais pessoal possível, que tal brincar com projetos de Do It Yourself, ou o famoso DIY. Essa sigla é famosa entre os amantes do “faça você mesmo”(seu significado literal do inglês). Essa é uma das decorações mais emotivas que você pode fazer, pois vai retratar exatamente sua personalidade para casa e quem a visita.
Vazio
Mas existe uma outra forma de pendurar “quadros” que é muito interessante exatamente por não ter gravura envolvida. Paredes cheias de molduras vazias também podem se tornar uma obra cheia de estilo, valorizando um ambiente que pede minimalismo:
Bom, pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado e se inspirado com as dicas que demos sobre quadros decorativos! Até a próxima. 🙂
Paula Roschel é parceira e colaboradora na produção de conteúdo no Blog da Cerâmica Burguina!
Que tal decorar a sua casa com produtos em cerâmica? Clique no banner abaixo e conheça!