Decoração com Espelhos: 15 Ideias Inspiradoras
Olá, seguidores do blog! Prazer, eu sou o Vinícius de Mello. É com muito prazer que estreio neste portal firmando uma nova parceria com a Cerâmica Artística Burguina trazendo pra vocês informações, novidades, dicas, sugestões, tendências, estilo, composição e diferentes facetas deste universo encantador que é a decoração.
Nos quinze anos de atuação de nosso escritório somamos um repertório que também nos permite falar sobre assuntos relacionados a esta área, tal como arte, arquitetura, design de interiores, paisagismo, programação visual, modo de vida e comportamento. Espero agradá-los com as experiências que compartilharei e estou aberto a sugestões e opiniões que possam agregar ao Blog.
Para iniciar este percurso, não poderia haver tema mais interessante: hoje nós vamos falar sobre decoração com espelhos!
Este tema já foi abordado em alguns posts por aqui, como na publicação sobre decoração para apartamentos pequenos ou ideias para decoração de paredes, porém neste post especificamente queremos nos aprofundar no assunto e trazer ideias que realmente possam te inspirar e ajudá-lo a entender um pouco melhor como utilizar este belo acessório em sua casa.
Quem nunca ouviu aquele velho jargão: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo que eu”? De imediato a gente já percebe que o espelho se associa à beleza, à vaidade e, principalmente, a capacidade de se ver refletido.
Mas e na decoração? O espelho também cumpre esta função, ou ele tem algum outro atributo?
Eu diria que este elemento tão usual nas decorações residenciais tem infinitas possibilidades de uso que ultrapassam o simples ato de refletir ou, no caso do uso decorativo, a função de “ampliar” os ambientes.
Esta peça tão cobiçada pelos índios do Brasil Colônia geralmente é utilizada para fazer os ambientes parecerem maiores, mas nós vamos te mostrar aqui que os espelhos também podem favorecer a iluminação, valorizar a composição do espaço, preencher lacunas, camuflar imperfeições, ornamentar e até mesmo redesenhar a proposta de ambientação. Podemos assim dizer que o espelho é uma ferramenta valiosa para qualquer proposta de decoração e design, seja um projeto complexo ou uma simples ambientação.
Além disso, é importante destacar que nos dias atuais, devido às novas tecnologias, ferramentas de produção e manuseio deste material, possuímos as mais diversas aplicações, além do convencional espelho emoldurado, colado ou parafusado na parede. É possível criar caixilhos, usá-los apoiados em barrotes, perfis, gessaria e tudo aquilo que sua criatividade mandar. Inclusive temos no mercado diferentes tonalidades de espelho como o bronze, o cobre, o prata, o fumê, bem como os espelhos coloridos que já se encontram disponíveis em lojas e vidraçarias com mais facilidade. Eles também podem receber acabamentos e lapidações como o bisotê, variações de espessura, montagens e sobreposições.
No que se referem aos lugares onde podemos usufruir de uma bela decoração com espelhos, não há limites. Todos os ambientes da casa estão aptos a serem decorados com este acessório, não se limitando apenas aos banheiros, armários e closets, como muitos acreditam ainda hoje. Aos poucos, ele dominou o hall e as entradas das edificações. Mais adiante virou peça tradicional para sala de jantar. E hoje ele está em todos os lugares, inclusive nos mais diversos espaços comerciais. Lojas, consultórios, prédios corporativos, escritórios e em qualquer shopping center ou motel você vai se deparar com uma decoração com espelhos.
Os mais conservadores evitaram durante algumas décadas aceitar o espelho como “peça coringa” da decoração de qualquer espaço, como ocorre atualmente. Entretanto, nos anos 80 e 90 eles foram fundamentais para cristaleiras e bares, lembram?
O que vale a pena desmistificar é que a decoração com espelhos pode ser usada em qualquer ambiente, sim, desde que esteja contextualizados, evitando-se evidenciar uma cena desagradável. Já pensou colocar um espelho que possa refletir a bagunça da lavanderia ou a louça suja, por exemplo? Portanto, fiquem atentos ao local onde ele vai ficar e o ângulo para que você não tenha uma surpresa deselegante. E lembre-se também que a tradicional decoração com espelhos na parede também pode ter variações como apresentamos em algumas das ideias abaixo.
1 – Decoração com espelhos em hall, entradas e recepções
Que tal fugir daquele espelho liso, chapado na parede, e inserir alguma outra peça sobreposta como uma escultura ou quadro? Para que seu espaço não tenha um aspecto muito comercial, esta ideia personaliza o ambiente e pode garantir mais identidade à decoração.
2 – Decoração com espelhos em banheiros
Um elemento fundamental nestes cômodos é o espelho, devido à sua funcionalidade, porém, você pode fugir da colocação tradicional utilizando um perfil atrás, fazendo com que ele fique ressaltado da superfície da parede. Além de conservá-los por mais tempo, você evitará que ele enferruje por se tratar de uma área úmida, com vapor frequente.
3 – Decoração com espelhos em salas multiuso
A decoração com espelho na sala, seja ela qual for, vai resultar em dinamismo e movimento. Tenha o cuidado de colocá-lo num lugar estratégico e prefira um conjunto fragmentado, que pode até ser de vários tamanhos, para se diferenciar dos outros ambientes.
4 – Decoração com espelhos em sala de estar
Já a decoração com espelhos para a sala de estar, a ideia não é usar o espelho em seu formato convencional e sim as aplicações deles em detalhes, adornos, enfeites e objetos. A propósito, o mercado está cada vez mais antenado com esta tendência, onde veremos espelhos aplicados em bandejas, acessórios, abajures, caixas, vasos e mais uma infinidade de materiais, inclusive esses produzidos pela Cerâmica Burguina.
5 – Decoração com espelhos em sala de jantar, copa e varanda gourmet
Os espaços de jantar e afins são um dos lugares onde mais vemos espelhos. Normalmente eles aparecem acima de aparadores, buffets e bancadas de apoio. Para evitar o óbvio, procure ousar na moldura, utilize iluminação focada para destacá-lo ou, ainda, disponha em faixas horizontais.
6 – Decoração com espelhos em cozinhas
Quem disse que não se usa decoração com espelhos em cozinha? Para muitos, ela é a alma da casa, principalmente nos dias de hoje que tanto se valoriza culinária e gastronomia. Neste sentido, os fornecedores de armários planejados já oferecem uma ampla gama de vidros espelhados para portas e painéis, que apresentam um visual limpo e são ideais para este tipo de área.
7 – Decoração com espelhos em quartos
Uma das soluções mais viáveis para os dormitórios, muito utilizadas atualmente, são portas de correr ou abrir revestidas com espelho. Tal solução é muito interessante também quando não se tem espaço para um espelho grande em que a pessoa se vê de corpo inteiro. Na maioria das vezes, somente uma delas é revestida devido ao custo e até mesmo para não ficar com um visual cansativo. A decoração com espelhos no quarto é muito funcional.
8 – Decoração de paredes revestidas com espelho
Decorar as paredes com espelhos sempre será uma boa opção, mas fique atento à composição, ao volume que será ocupado, para que haja equilíbrio e proporção no espaço. Em algumas situações, você poderá paginar recortes, desenhos, quadrados, losangos, de acordo com o estilo do projeto.
9 – Decoração com pequenos formatos de espelho
Sabe aqueles espelhos pequenos encontrados em lojas de variedades e até mesmo em casas de artesanato? Quando bem agrupados, os espelhos pequenos deixam o espaço cheio de bossa e trazem poesia à decoração. Escolha o seu estilo ou até mesmo recorte retalhos em diferentes tamanhos e crie. Uma sugestão interessante é pintar a parede onde eles serão colocados com cores vibrantes.
10 – Decoração com espelhos redondos
Um excelente recurso para dar movimento e ritmo para o espaço é a utilização de espelhos redondos. Eles costumam ser um pouco mais caros porque é necessário equipamento específico para o corte, mas quando você perceber que o ambiente está monótono, vale a pena gastar um pouco mais.
11 – Decoração com espelhos baratos
Certamente você já viu esses espelhos retangulares com moldura plástica, medindo aproximadamente 32 x 17 cm. São aqueles que quebram o galho em despensas, banheiros improvisados, almoxarifados. Que tal agrupar alguns deles e fazer este objeto do cotidiano virar uma atração? Eles podem ser encontrados em lojas de utilidades a preços “camaradas” e vão dar um ar jovial para seu decor.
12 – Decoração com móveis espelhados
Já é comum encontrarmos uma grande família de móveis revestidos com espelho em lojas do segmento. Mesas de centro e laterais, aparadores, consoles e até mesmo cachepôs com acabamento espelhado tem sido bastante explorados por decoradores, designers e arquitetos. Se você acha que o ambiente já tem muita informação, aí está a solução. As peças são leves, fluidas e neutras.
13 – Decoração com molduras espelhadas
Uma forma diferente de emoldurar seus quadros e gravuras é utilizar as molduras espelhadas. Mais uma vez os espelhos aparecem em vários detalhes da casa e, neste caso, você poderá encontrar alguns modelos diferentes de moldura espelhada para usar na sua decoração. Fica bacana, não pesa visualmente e pode ser a solução para composições com muita informação.
14 – Decoração com espelhos iluminados
Após o advento das lâmpadas LED, um dos recursos mais comuns utilizados na decoração com espelhos são as fitas ou mangueiras iluminadas. Colocadas atrás dos espelhos, embutidas no móvel onde ele será aplicado ou no próprio gesso, a iluminação deve favorecer o uso do espelho e dá a impressão que ele está solto.
15 – Decoração com espelhos clássicos e venezianos
Se você é daqueles que valorizam e gostam dos detalhes clássicos na decoração, assuma esse seu gosto e aposte em molduras trabalhadas, cheias de relevo. Normalmente, os próprios espelhos vem com lapidações laterais ou algum tipo de jateamento, como os venezianos antigos que estão em alta.
Deu para se inspirar? São diferentes ambientes que você pode espelhar e diferentes maneiras de fazer uso deste elemento que tanto agrega em qualquer proposta de decoração. Na parede, nos móveis, nos objetos, com ou sem moldura, lapidado, bisotado… Este velho aliado da decoração continuará superando nossas expectativas com suas diferentes possibilidades de uso.
Vinícius de Mello é parceiro e colaborador na produção de conteúdo do Blog da Cerâmica Burguina!
Você pode adquirir alguns produtos espelhados deste post nos links abaixo. Confira:
1 – Vaso branco com espelhos | 2 – Vaso vermelho com espelhos | 3 – Vaso azul com espelhos | 4 – Vaso amarelo com espelhos | 5 – Enfeite vermelho com espelhos | 6 – Abajur preto com espelhos
Que tal decorar a sua casa com produtos em cerâmica? Clique no banner abaixo e conheça!