Ideias indispensáveis para uma cozinha retrô
E hoje é dia de falar de uma das áreas da casa que mais envolve interação e bons momentos na vida de uma família: Sim, a cozinha, mas uma cozinha retrô!
O brasileiro tem no DNA uma paixão por servir bem, se encontrar para comer delícias da nossa culinária tão rica e também cultuam bons momentos no preparo desses alimentos. Nesse sentido, a cozinha vira o cômodo mais importante e alegre da casa, pois é rico em aromas, cores, texturas e histórias.
Esse espaço precisa ser muito funcional, como sempre precisamos na correria da vida, mas a cada dia seus donos nutrem o desejo de dar uma cara única, com toque de sua personalidade, para que ele também tenha destaque na decoração da casa como um todo.
Retrô é muito atual
A cozinha retrô está no “top five” do desejo de arquitetos e famílias jovens hoje em dia na hora de fazer o design desse espaço.
Esse estilo específico deriva da vontade de moldar o ambiente com objetos, cores e materiais de uma outra época, mais especificamente de um passado recente. Mas é aí que se encontra um grande erro conceitual envolvendo dois conceitos que são muito populares quando o assunto é decoração.
O retrô não é vintage?
Quando falamos de objetos retrô, entende que eles possuem desenho que remete ao passado, mas são novos – com funcionalidade excelente, novas tecnologias e características, mas com desenho moldado em décadas passadas, com carinha dos tempos da sua mãe ou avó.

A cozinha retrô é aquele ambiente que parece saído de um conto de fadas para virar cômodo. Nessa da imagem, por exemplo, notamos elementos afetivos do nosso passado recente, como uma cesta de vime que lembra aquelas usadas em piquenique, um balde cromado também com carinha daqueles usados em fazenda, para tirar o leite da vaca, uma gaiola para garrafas, como as usadas para entregar leite todas as manhãs, e eletrodomésticos com formas arredondadas. O antigo fica sempre muito moderno nesse tipo de configuração.
Já o vintage é aquele objeto antigo de fato, pois usamos aqui nessa definição a contagem do tempo em si, mas que continua sendo usado plenamente, sem qualquer defeito. Ele pode ser considerado como tal contando duas décadas antes da atual.
Numa cozinha retrô você pode incorporar então um pouco de vintage, como um armário antigo, banquetas ou louças, com a tecnologia de um objeto que apenas tem a carinha da década de 50, mas que funciona em acordo com as normas de segurança atual. No caso dos eletrodomésticos isso fica ainda mais essencial, pois tem a tão importante garantia de uso em jogo.
No caso das cozinhas, um período histórico em especial é colocado em pauta na hora de decorar: O American Way of Life.

Mais um exemplo de cozinha retrô que combina perfeitamente com um apartamento neutro. Ela conta com o ladrilho de metrô, material muito em alta na decoração atual, cadeiras com formas mais puras e em tons diferentes, para brincar com uma cartela de cores que anima o restante dos elementos em branco e madeira tom pinhão, e a clássica geladeira vermelha se unindo visualmente com a tradicional toalha de mesa quadriculada em branco e vermelho.
Durante o período da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética os americanos queriam mostrar quão perfeitas eram suas vidas, num mundo quase de “casa de bonecas”, tudo para vender o sonho americano e passar a imagem de vilania para os que não fossem de acordo com esse estilo.
E isso respingou na decoração com desenhos e formas mais arredondadas em relação aos eletrodomésticos, em espaços multicoloridos e recheados de texturas, no chão quadriculado tão típico e em tecidos nas cortinas e toalhas que faziam da cozinha um verdadeiro espaço para piquenique.

Existem muitas ilustrações dessa época que hoje em dia estão presentes como quadros decorativos na própria cozinha retrô:
Até mesmo uma propaganda de décadas passadas mostra o tal “American Way of Life” e suas cozinhas com o estilo desejado hoje em dia. Essas imagens atualmente servem como decoração nesse tipo de ambiente, ou até mesmo na sala, pois viraram obras de arte contemporânea.

Nessa outra cozinha vocês podem observar que o elemento do ladrilho de metrô está presente na pia e que a geladeira também tem linhas arredondadas e carinha retrô, mas com um toque muito mais romântico por ser do tom rosa. Esse ponto de cor casou perfeitamente com outro elemento clássico desse tipo de decoração, que é o piso quadriculado. As cadeiras Eames numa mesa Saarinen dão o contraponto de um design mais moderno e arremata o conjunto.
Então resumindo até aqui o que exploramos sobre uma cozinha retrô:
Ela é aquele ambiente que mistura o estilo da casa da mamãe com uma lanchonete americana dos anos 50 ou 60.
Algumas considerações
Esse estilo que falamos até aqui, com muito tom pastel e elementos ditos femininos, talvez seja o mais desejado entre jovens mulheres que moram sozinhas e gostam de dar cara de pâtisserie ao ambiente, mas talvez não seja um design que agrade tanto na hora da vida em família, com maridos e filhos.

Cartela de cores: se existem tons que casam perfeitamente com a cozinha retrô, esses são os pasteis. Eles estão presente no imaginário dos entusiastas desse tipo de estilo e o favorito das mulheres que moram sozinhas e querem dar ares de pâtisserie ao lar. É uma chuva de fofuras que vai do mobiliário aos eletrodomésticos e também engloba detalhes triviais, como um pano de prato bordado ou um avental estampado.
Retrô, porém neutro e moderno
Dá pra ser retrô e moderno ao mesmo tempo? Com certeza!
A cozinha pode sim conter elementos com carinha do passado, como uma garrafinha de vidro de refrigerante que vira objeto de decoração ou uma parede feita com azulejos coloridos. Mas é bom frisar que eles apenas se transformam num detalhe charmoso dentro de um apartamento moderno, com linhas bem atuais, sendo acessórios periféricos dentro de uma casa atual.

Os tijolos mais uma vez presentes como ponto de apoio ao ambiente moderno, mas com carinha de antigamente. Eles são um clássico na decoração ao longo dos anos e nunca estiveram tão modernos. Outros elementos interessantes nessa composição: seguimos com o toque de tons pasteos com o azul claro de partes do mobiliário, além do chão gráfico num quadriculado menor e mais discreto e a mesa mais rústica em madeira tom pinhão, que também está na moda. As cadeiras de palhinha finalizam com cara de casa da vovó.
O grande pulo do gato nesse sentido é não transformar o retrô ou vintage em algo caricato. Você pode sim viver num ambiente com cara dos anos 70, por exemplo, mas estamos em uma época em que degelar o freezer já não é mais necessário, ou então que uma batedeira tem uma potência muito maior, enfim, deixar um pouco o sentido literal e o exagero de lado e focar na praticidade do dia a dia.
Pisos e materiais
Quais são os acabamentos mais utilizados nesse tipo de decoração? Posso citar alguns exemplos como os mais interessantes para o uso hoje em dia:
– Tijolo aparente: essa parede de tijolinhos aparentes remete ao estilo industrial, já citado em outro post aqui no blog, e também casinhas inglesas do pós-guerra. É charmoso, não tem um custo alto e mescla a suavidade com o rústico.
– Ladrilhos de metrô: esse tipo de acabamento está cada dia mais popular entre decoradores. É um tijolinho cerâmico branco conhecido por fazer parte de construções das linhas metroviárias de cidades como Paris, Nova York e Londres.
– Piso quadriculado: esse é um clássico da decoração retrô. Faz você se sentir em uma lanchonete dos anos 50 ou 60 e impacta visualmente numa cozinha mais neutra e com poucos elementos em vermelho ou amarelo.
Finalizando, a cozinha retrô pode ser sim uma realidade que dará charme na sua casa, mas ela precisa estar dentro de um conceito moderno e funcional.
Esse cômodo charmoso vai te inspirar a fazer belos cupcakes e tortas de maçã, a ouvir um ótimo som de Elvis Presley e a sonhar em viver numa casa de conto de fadas.
E um detalhe bem especial: antes de pensar em arrancar os azulejos antigos de sua casa, pense como deixá-los mais moderno colocando objetos modernos, pois eles ficam cada dia mais charmosos e raros. Uma joia da decoração que anda meio esquecida e desprestigiada por moradores.
Pense, reflita e invista na decoração cheia de história.
Veja também:
- As ideias para decorar as cozinhas modernas com o que tem de mais atual e moderno.
- Como as cozinhas pequenas também podem ser tão charmosas com 80 inspirações.
- E o que é a decoração retrô e como ela impacta nos dias de hoje não só na nossa cozinha como em outros ambientes da casa.
Paula Roschel é parceira e colaboradora na produção de conteúdo do Blog da Cerâmica Burguina!
Que tal dar uma olhada nos produtos da linha Cozinha da Cerâmica Burguina?